Make your own free website on Tripod.com

4º Batalhão de Comunicações de Exército

 

Histórico do Batalhão

O 4º Batalhão de Comunicações de Exército foi criado pelo Decreto Presidencial nº 52.277, de 22 de dezembro de 1964, iniciando suas atividades em 20 de janeiro de 1965, nas instalações da GRANJA JANGADINHA, Distrito de Cavaleiro, Município de Jaboatão dos Guararapes, em PERNAMBUCO.


Em 03 de março de 1966 instalou-se definitivamente no atual aquartelamento,     ocupando o terreno da FAZENDA MODELO, localizada no Bairro de Tejipió, na Cidade do Recife, Pernambuco.

O 4º B Com Ex, como Unidade diretamente subordinada ao Comando Militar do Nordeste, tem por missão principal: instalar, explorar e manter as Comunicações no âmbito do CMNE, permitindo-lhe comandar e controlar as Organizações Militares localizadas desde a divisa dos estados do Pará com o Maranhão, até a divisa dos Estados da Bahia com Minas Gerais. Para tal, emprega os mais diversos meios de comunicações.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Tem recebido várias outras missões de caráter complementar, dentre as quais destacamos a manutenção de um Grupo Escolar (Escola Marechal Rondon), que funciona dentro dos limites do quartel e abriga cerca de 600 (seiscentas) crianças, colaborando dessa maneira com o esforço das autoridades no setor educacional do Estado.

Como reconhecimento aos relevantes serviços prestados, em 13 de dezembro de 1996, por meio da Portaria Ministerial nº 823, o Sr Ministro do Exército concedeu ao 4º B Com Ex a Denominação Histórica e o respectivo estandarte de "BATALHÃO ARRAIAL NOVO DO BOM JESUS", em homenagem ao Forte que foi o "primeiro aquartelamento de um nascente Exército", e também, "o primeiro Posto de Comando e Controle", ao abrigar os heróis que lutaram e venceram na epopéia triunfal de Guararapes, berço da Nacionalidade e do Exército Brasileiro.